Suspeito de ataque a universidade na Califórnia é preso

03/04/2012 - 7h34

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O principal suspeito do ataque de ontem (2) à Oikos University, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi identificado por policiais norte-americanos. É One Gogh, 43 anos, ex-aluno da instituição, de origem sul-coreana. Ele foi capturado por policiais em um supermercado próximo à universidade. No ataque, sete pessoas morreram e três ficaram feridas.

O crime ocorreu no fim da manhã de ontem. Os investigadores apuram as motivações do crime. De acordo com alunos, o atirador disparou várias vezes em direção aos estudantes de origem asiática. No local onde estavam os estudantes, havia cerca de 35 pessoas.

O tiroteio ocorreu em uma sala de aula da universidade, na qual há aulas de religião, música, enfermagem e medicina tradicional chinesa. Cinco pessoas morreram na hora do ataque e mais duas não resistiram, depois de levadas ao hospital.

O chefe de polícia de Oakland, Howard Jordan, disse que Gogh entrou em uma sala de aula de manhã e abriu fogo. Ele se rendeu horas depois, quando estava no supermercado. O governador da Califórnia, Jerry Brown, disse, em comunicado, que o ataque foi "chocante e triste". Uma cerimônia em homenagem às vítimas está marcada para hoje (3) na cidade.

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto