Chocolates vendidos no Rio têm peso menor do que indica a embalagem

03/04/2012 - 18h17

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) identificou que ovos de chocolate vendidos na região metropolitana do Rio de Janeiro têm peso menor do que consta nas embalagens.

Durante duas semanas fiscais do Ipem/RJ analisaram 44 marcas de 645 unidades de ovos de chocolate e bombons comercializados em lojas de varejo, shoppings e supermercados das zonas norte, sul, oeste e central da cidade, além de Niterói e São Gonçalo. Ao todo, 48 unidades de diferentes marcas examinadas na Operação Coelho da Páscoa foram reprovadas nos testes do instituto.

De acordo com a presidenta do Ipem, Soraya Santos, a principal irregularidade encontrada nos produtos examinados é em relação ao peso, que na maioria das vezes é bem menor do que consta na embalagem das unidades. “A diferença de peso do produto em relação ao peso registrado na embalagem é a principal falha encontrada”.

No entanto, segundo ela, a cada ano que passa, o número de produtos irregulares está diminuindo. “Isso é prova de que a fiscalização que fizemos durante todo o ano surte resultado positivo para os consumidores, que tem que levar para a casa o que está comprando”.

Soraya disse que o processo de análise no laboratório do instituto é feito na presença de um representante da marca coletada. Ela acrescentou que, se for encontrada alguma irregularidade, o fabricante pode ser multado em até R$ 60 mil, além de ter a mercadoria retirada das prateleiras.

Os consumidores interessados em obter informações sobre a relação dos ovos de chocolate e bombons reprovados pelo instituto devem acessar o site do Ipem ou ligar para o telefone 0800-2823040.

 

Edição: Rivadavia Severo