Usina Angra 2 volta a operar depois de um mês parada para manutenção e reabastecimento

02/04/2012 - 12h48

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Usina Nuclear Angra 2 voltou a operar depois de um mês parada para reabastecimento e manutenção. A usina havia sido desligada no dia 3 de março e foi religada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na manhã de ontem (1º).

Angra 2 atingiu potência máxima às 4h21 da madrugada de hoje (2). Durante a parada, um terço do combustível da central nuclear foi recarregado. Além disso, mais de 4 mil tarefas de inspeção e manutenção foram realizadas por 1,3 mil profissionais.

Segundo a Eletronuclear, estatal responsável pelo Complexo Nuclear de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense, Angra 2 deve ser reabastecida novamente em meados do ano que vem. A usina, que começou a operar comercialmente em 2001, tem capacidade de gerar 1.350 megawatts (MW), o suficiente para abastecer uma cidade de 2 milhões de habitantes.

A outra usina do complexo, Angra 1, começou a operar em 1985 e tem metade da capacidade de Angra 2. A terceira usina do complexo, com capacidade para produzir 1.405 MW, está sendo construída e deve entrar em operação no final de 2015.

Edição: Juliana Andrade