Paralisação nos principais aeroportos alemães gera cancelamentos e atrasos de voos

27/03/2012 - 9h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Alemanha amanheceu hoje (27) com nove dos principais aeroportos do país  paralisados. Por decisão do sindicato dos trabalhadores do setor público foi convocada uma greve geral para esta terça-feira nos aeroportos de Frankfurt, Munique, Dusseldorf, Colônia, Sttutgart, Hannover, Bremen, Dortmund e Muenster-Osnabrueck. Os trabalhadores reivindicam 6,5% de reajuste salarial.

Em decorrência da paralisação, vários voos foram cancelados e estão atrasados. A Lufthansa, maior companhia aérea alemã, anunciou o cancelamento de mais de 400 voos domésticos e internacionais.

O sindicato que convocou a greve reúne cerca de 2 milhões de trabalhadores do setor público. De acordo com informações preliminares, foram afetados os serviços de tráfego, manutenção, administração e de carga e descarga das aeronaves.

À reivindicação dos trabalhadores, os representantes do governo federal apresentaram apenas uma contraproposta de 3,3%.  O ministro do Interior da Alemanha, Hans-Peter Friedrich, disse que a reivindicação de reajuste de 6,5% é desproporcional. Amanhã (28), trabalhadores e representantes do governo devem se reunir para tentar uma negociação.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto