Investigadores da França desconfiam de que atirador de Toulouse teve ajuda de terceiro cúmplice

27/03/2012 - 11h54

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Investigadores da França tentam identificar um terceiro cúmplice do atirador de Toulouse, Mohamed Merah, de 23 anos, que nos últimos dias aterrorizou o país ao provocar sete assassinatos – quatro em uma escola judaica. Policiais investigam um homem que pode ter ajudado Merah na compra de acessórios para a motocicleta que usou nos crimes.

O cúmplice é apontado pelos investigadores pela colaboração na compra de um aparelho para neutralizar o localizador da motocicleta. Os policiais franceses ainda acreditam que Merah teve como principal auxiliar o irmão Abdelkader Merah, de 29 anos. Abdelkader é mantido sob custódia da Justiça em Paris, na França.

Merah foi morto no último dia 22, depois de mais de 30 horas de cerco policial. Ele foi cercado ao ser identificado como autor dos disparos que mataram um adulto e três crianças, em uma escola judaica em Toulouse. Merah indicou também ser o responsável pelos assassinatos de três militares uma semana antes do crime na escola judaica.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e as famílias das vítimas pediram hoje às emissoras de televisão que não divulguem as imagens de vídeo feitas por Merah, dos crimes cometidos por ele. Paralelamente, o pai de Merah, Mohamed Merah, informou que processará o Estado pela morte do filho.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto