Conab promove leilões para ajuda humanitária a países da África

27/03/2012 - 6h59

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia hoje (27) uma série de oito leilões de produtos para ajuda humanitária. O primeiro deve beneficiar a população de Honduras, da Guiné-Bissau, de Madagascar e da República Centro-Africana. A operação consiste na venda de arroz em casca a granel, safras 2006/2007 e 2010/2011, armazenado no Rio Grande do Sul, e a compra simultânea de 2,5 mil toneladas do produto beneficiado, a serem entregues no município de Rio Grande (RS).

Hoje, a estatal também fará a venda direta de 877 toneladas de briquete de casca de arroz do Tocantins. O preço de abertura é R$ 0,22 o quilo, sem incidência de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Amanhã (28) serão realizados leilões para a compra de 46 mil unidades de sacaria de polipropileno, a serem entregues na unidade armazenadora da Conab em São José (SC). Também serão vendidas 69,6 mil toneladas de milho em grão dos estoques de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

Estão previstas ainda operações de subvenção de trigo, começando no dia 29 de março, para apoiar a comercialização de 410 mil toneladas do cereal produzidos nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e São Paulo. Fechando a semana, a Conab fará, no dia 30, leilão de subvenção ao escoamento de 3,8 mil toneladas de sisal bruto da safra atual, produzido na Bahia, Paraíba e no Rio Grande do Norte.

Segundo a estatal, depois serão feitos mais dois leilões para a venda de 23,3 mil toneladas de feijão cores, safras 2008 a 2011, dos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, do Paraná e de São Paulo. A Conab lembra que no dia dos leilões os participantes devem estar cadastrados na Bolsa por meio da qual queiram realizar a operação e em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).

Edição: Graça Adjuto