Reitora da São Marcos diz que aulas continuam até que alunos sejam transferidos

26/03/2012 - 19h01

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – Representantes da Universidade São Marcos, de São Paulo, que foi descredenciada pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada, se reuniram hoje com a equipe da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior, do MEC,  para discutir as medidas que serão tomadas para transferência dos cerca de 1,8 mil estudantes.

Após a reunião, a reitora da instituição, Maria Aurélia Varella, disse à Agência Brasil que as aulas continuarão até que todos os alunos sejam transferidos. A universidade tem 90 dias para entregar aos alunos todos os documentos necessários para que sejam feitas as transferências.

A reunião foi boa. Agora nós temos que entregar alguns documentos que o MEC nos pediu. A universidade não foi descredenciada e ponto final. Nós vamos funcionar até que os alunos sejam transferidos, de uma maneira tranquila”, disse Maria Aurélia.

A decisão do descredenciamento foi publicada hoje no Diário Oficial da União. O MEC decidiu pelo fechamento da São Marcos depois de um processo administrativo que constatou “irregularidades que comprometem o funcionamento da instituição”. Entre os problemas apontados pelo ministério está o descumprimento de medidas cautelares que já tinham sido determinadas pelo MEC, como a suspensão do ingresso de novos alunos e outras ações para sanear os problemas verificados nos processos de supervisão.

O despacho da Seres determina que a São Marcos forme uma comissão, no prazo de dez dias, para tratar das providências para a transferência dos estudantes. Cerca de 250 alunos são bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Neste caso, o MEC irá enviar oficio às instituições de ensino localizadas em Paulínia e São Paulo, onde a São Marcos tem campos, solicitando que elas aceitam a transferência dos bolsistas da universidade descredenciada. A mesma medida será aplicada aos estudantes que têm contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Edição: Aécio Amado