Festival de Cinema Transcendental começa hoje em Brasília

26/03/2012 - 21h08

Da Agência Brasil

Brasília – Começou hoje (26), em Brasília, o 2º Festival de Cinema Transcendental. Filmes com temática espiritual e metafísica serão exibidos no Teatro Nacional até dia 29. Depois, o festival segue para Fortaleza, nos dias 9 a 12 de abril. Segundo o coordenador do festival, Lucas de Pádua, o objetivo é transpor o conceito de transcendência para o cinema. “[Esse conceito] vai muito mais além da religiosidade”.

Um dos destaques do festival é o longa-metragem Área Q, uma coprodução do Brasil e dos Estados Unidos. Com custo de R$ 3 milhões, captado integralmente de empresas privadas, Área Q foi gravado no interior do Ceará e em Los Angeles. A história é sobre um repórter que, depois do desaparecimento do filho, começa a ter a carreira prejudicada. Ele é, então, convidado pelo chefe do jornal a investigar casos de pessoas que viram objetos voadores não identificados no Brasil.

Estrelado por Isaiah Washington (do seriado Grey’s Anatomy) e por Murilo Rosa, o longa já foi visto por mais de 600 pessoas em festivais e universidades dos Estados Unidos. “A gente traz uma mensagem nesse filme que não é piegas, não está forçando ninguém a seguir um certo caminho. É para provocar a pessoa a pensar”, disse o diretor Gerson Sanginitto. “É um filme diferente, não é ligado a nenhuma religião, mas, ao mesmo tempo, toca em um assunto que é comum a todas, essa necessidade da sensibilidade do ser humano, da questão do respeito à vida”, disse Luiz Eduardo Girão, coprodutor do filme.

O ator Murilo Rosa, que teve ajuda da prima para interpretar em inglês, disse que não teve problemas com a língua. “[O inglês] foi um desafio e, ao mesmo tempo, incentivo para fazer o filme”, disse o ator. Para ele, o filme foi feito para despertar as pessoas para as necessidades do mundo. A programação completa pode ser conferida na página oficial do festival na internet.

Edição: Vinicius Doria