Começa segunda etapa das obras da Transcarioca

25/03/2012 - 15h13

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O prefeito do Rio, Eduardo Paes, lançou hoje (25) as obras da segunda etapa da Transcarioca – corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca, na zona oeste, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, no outro extremo da cidade.

Paes disse que essas obras estão sendo feitas em prol do município e não apenas em função das Olimpíadas de 2016. “É uma obra para a cidade e para o povo que trabalha duro e que terá mais qualidade de vida, após a conclusão das obras.”

Segundo ele, a Transcarioca vai reduzir o tempo que as pessoas levam para se deslocar de casa até o trabalho. “Hoje, para ir da Ilha do Governador até Santa Cruz, o carioca perde cerca de três horas no trânsito. Com os BRTs [sigla em inglês, para o transporte rápido por ônibus] esse percurso será reduzido para cerca de 50 minutos. Isso é mobilidade urbana, fundamental para a cidade.”

A estimativa é que a Transcarioca beneficie cerca de 400 mil passageiros por dia e reduza pela metade o tempo de viagem. Com 39 quilômetro de extensão, será o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade. Serão construídas 45 estações, dez viadutos e nove pontes (sendo duas estaiadas).

Além da Transcarioca, está em andamento na cidade a implantação de outros três BRTs: Transoeste (interligará a Barra da Tijuca, Campo Grande e Santa Cruz) que entra em operação ainda este semestre; a Transolímpica (que vai ligar a Barra da Tijuca a Deodoro e está em fase de licitação); e a Transbrasil (ao longo da Avenida Brasil, ligando Deodoro ao Aeroporto Santos Dumont, cuja liberação de recursos foi anunciada esta semana, no Rio, pela presidenta Dilma Rousseff).

Edição: Talita Cavalcante