Voluntariado é tema de seminário no Rio de Janeiro

22/03/2012 - 17h30

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Autoridades de órgãos federais, de organismos internacionais, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e de organizações não governamentais (ONGs) se reuniram hoje (22) em seminário no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores na capital fluminense, para discutir a criação do Sistema Nacional de Voluntariado. O evento serve também para conhecer os resultados das práticas voluntárias, no país e no mundo.

Com a criação do sistema nacional, será possível cadastrar, treinar e acompanhar o trabalho dos voluntários no país. A iniciativa vai possibilitar a mobilização de voluntários em situações de emergência, como em tragédias climáticas, uma das principais áreas de atuação do setor.

O coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate a Fome do Ministério das Relações Exteriores, Milton Rondó Filho, disse que a criação de um cadastro de pessoas dispostas a contribuir com questões sociais vai ajudar a ampliar a interação entre os cidadãos e as comunidades. Ele não soube definir a data do começo das atividades do novo órgão.

“O mais relevante é permitir que as pessoas tenham um papel ativo na questão da participação comunitária, na valorização da própria comunidade, no sentido, de valorizar o território, em projetos referentes à prevenção de desastres, por exemplo”.

O seminário Perspectivas para um Sistema Nacional de Voluntariado ocorre até amanhã. Após as discussões, as entidades vão anunciar como será elaborada a proposta inicial para a criação do sistema.
 

Edição: Rivadavia Severo