Receita desarticula esquema de produção e venda irregular de cigarros

22/03/2012 - 15h17

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Após cerca de duas semanas de investigações, a Receita Federal, com o apoio da Polícia Civil, desarticulou um esquema de produção, distribuição e venda ilegais de cigarro na capital fluminense.

Os fiscais e policiais da Delegacia Fazendária investigaram uma empresa de fabricação e distribuição, em Vigário Geral, zona norte, que estocava e transportava cigarros fabricados irregularmente. Entre os itens apreendidos estão mais de 2 mil caixas com pacotes de cigarros, que estão sendo periciados, material de embalagem e máquinas utilizadas na produção.

A fiscalização também foi feita em um empresa de cigarros, localizada no Mercado São Sebastião, na Penha, zona norte, que deve R$ 1 bilhão aos cofres públicos. O estabelecimento estava com o registro especial cancelado e proibido de produzir e funcionar desde outubro de 2011. Na fiscalização, os auditores encontraram diversas caixas com cigarros armazenados a granel e fumo.

Toda a mercadoria foi avaliada em torno de R$ 9 milhões. Os donos das empresas podem responder pelos crimes de sonegação de impostos e evasão fiscal, entre outros.

Edição: Juliana Andrade