Itamaraty informa que brasileiros que estão no Mali não correm risco

22/03/2012 - 15h28

Roberta Lopes*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os pouco mais de 30 brasileiros que estão no Marli, na África, são mantidos em segurança e em contato permanente com a Embaixada do Brasil em Bamako, capital do país, informou o Ministério das Relações Exteriores. O governo brasileiro acompanha as negociações conduzidas pela União Africana de Nações para tentar restabelecer a ordem na região, diz nota divulgada hoje (22) pelo Itamaraty.

O Mali foi alvo hoje de um golpe de Estado promovido por militares. A ação é observada com preocupação pelas autoridades brasileiras. “O governo brasileiro acompanha com preocupação os acontecimentos em curso no Mali, que levaram à ruptura da ordem constitucional naquele país”, diz o comunicado.

Em seguida, a nota acrescenta que: “O governo brasileiro apoia os esforços da União Africana no sentido de buscar o pronto restabelecimento da ordem constitucional e da democracia, conclamando as partes à moderação, ao diálogo pacífico e ao repúdio ao uso da força”.

O Itamaraty informou ainda que o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, está em contato permanente com o embaixador do Brasil em Bamako, Jorge José Frantz Ramos. Nas conversas, Ramos disse que os cidadãos brasileiros no Mali “estão em segurança e mantêm permanente contato com a embaixada”.

O Mali tem cerca de 12 milhões de habitantes e mantinha um regime classificado de semipresidencialista. O presidente era Amadou Toumani Touré e o primeiro-ministro, Cissé Mariam Kaïdama Sidibé. O Mali conseguiu sua independência da França em 1960. A União Europeia condenou o golpe militar e apelou pelo o retorno à ordem constitucional no país.

*Colaborou Renata Giraldi 
Edição: Nádia Franco