Empresa Rufollo está proibida de participar de licitação do governo fluminense

22/03/2012 - 20h08

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) determinou hoje (22) multa no valor de R$ 180 mil à Rufollo Empresa de Serviços Técnicos e Construções, além de a suspender de qualquer licitação do governo do estado.

A medida é resultado de dois processos - explicou em nota a secretaria - abertos em outubro de 2011 pela Subsecretaria Executiva da SES-RJ, envolvendo a Rufollo, para investigar a falta de cumprimento regular e satisfatório do serviço contratado a partir de licitação. A decisão será publicada no Diário Oficial do estado, edição de amanhã (23).

A Secretaria de Estado de Saúde tem como um de seus mecanismos de fiscalização e controle o acompanhamento regular da execução de todos os contratos. De 2009 a 2012, por exemplo, foram abertos pela secretaria 78 processos internos contra 59 empresas prestadoras de serviço, diz a nota.

Destes processos, 20% já resultaram em punições efetivas às empresas, tais como advertências, aplicação de multas e suspensão do serviço em toda rede estadual. Até o momento, o valor de multas já aplicadas ultrapassa R$ 820 mil (valor que não inclui a punição à Rufollo).

A Rufollo é uma das empresas cujos representantes foram flagrados pela reportagem do programa Fantástico negociando fraudes em contratos para prestações de serviços ao hospital universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Edição: Aécio Amado