Gilberto Carvalho diz que relação do governo com base aliada “está bem”

21/03/2012 - 14h32

Yara Aquino*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje (21) que a relação do governo com a base aliada no Congresso Nacional “está bem” e sem desgastes. Há menos de duas semanas, o PR – um dos principais partidos da base – deixou a aliança com o governo e anunciou independência. Além disso, foram substituídos os líderes do governo na Câmara e no Senado.

“Tudo isso está superado”, disse Carvalho, depois de participar da abertura do encontro Diálogos Sociais Rumo à Rio+20, que se refere à cúpula sobre meio ambiente que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro. “Esta tudo ótimo. Está tudo bem. As coisas estão [seguindo] uma dinâmica muito normal.”

Com as mudanças no Congresso, foram escolhidos o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), na Câmara, e Eduardo Braga (PMDB-AM), no Senado, para comandar as negociações. A decisão foi tomada depois de o governo enfrentar momentos de tensão no Legislativo.

No último dia 8, o Senado rejeitou a indicação da presidenta Dilma Rousseff para a recondução de Bernardo Figueiredo ao cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A rejeição foi motivada pela ausência de apoio do PMDB, que pertence à base aliada. Além disso, há dificuldades nas votações da Lei Geral da Copa e do texto do Código Florestal.

Porém, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse hoje que pretende dar prioridade às discussões sobre a Lei Geral da Copa, assim que a proposta passar pela Câmara. Sarney ressaltou que “dará grande prioridade” ao tema porque se trata da “matéria mais importante para o Brasil” no momento.

*Colaborou Renata Giraldi

Edição: Talita Cavalcante