Missão da ONU e Liga Árabe desembarca na Síria depois de madrugada de intensos bombardeios na região

19/03/2012 - 12h29

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Após um intenso bombardeio durante a madrugada de hoje (19), em Damasco, na Síria, a missão da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe com cinco peritos chegou hoje à região. O porta-voz do grupo, Ahmad Fawzi, disse que os peritos estão bem e que pretendem negociar o fim da violência no país. Há um ano a Síria vive em clima de guerra entre simpatizantes do governo e críticos.

A missão deve visitar Homs e Hama, no centro do país,  Tartus  e Latakia, no Oeste, Alepo, no Norte, e Deraa, no Sul, para avaliar as necessidades humanitárias. Organizações não governamentais queixam das dificuldades para ajudar as vítimas dos conflitos. A estimativa é que mais de 8,5 mil pessoas morreram na região.

Fawzi evitou detalhar o programa da visita, indicando apenas que os peritos vão se reunir com políticos e integrantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Síria. A visita dos peritos ocorre uma semana depois do enviado da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, estar na região e tentar encerrar o impasse.

Annan pediu ao presidente sírio, Bashar Al Assad, para dialogar com a oposição. Assad rejeitou a proposta alegando que a oposição é integrada por terroristas. Não há previsão de uma nova visita de Annan à região.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //    Edição: Lílian Beraldo