Autoridades da França confirmam quatro mortos e dois feridos em atentado contra escola em Toulouse

19/03/2012 - 12h11

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Um atentado a tiros na manhã de hoje (19) em frente à escola judaica Ozar Hatorah, em Toulouse, no sudoeste de França, deixou pelo quatro mortos, três crianças e um adulto, e dois feridos. Policiais informaram que o autor dos disparos fugiu usando uma motocicleta. Foi o terceiro ataque em Toulouse em uma semana. A França tem a maior comunidade da Europa Ocidental.
  
O policiamento na região foi reforçado e a maior parte dos dez candidatos à Presidência da República suspendeu a campanha hoje. O incidente desta manhã foi o que causou o maior número de mortos desde o atentado da Rua Rosiers em Paris - cujo alvo era a comunidade judaica e matou seis pessoas e feriu 22, em 1982.

Na relação de mortos estão o professor de religião, Jonathan Sandler, dois filhos dele, de 3 e 6 anos, e um terceiro aluno, de 10 anos. Na semana passada, três militares foram mortos em Toulouse e Montauban. Os policiais franceses investigam a possibilidade de crime religioso.

Os dois principais candidatos à Presidência da República na França, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o socialista François Hollande seguiram de Paris para Toulouse para acompanhar as investigações e prestar solidariedade às famílias e amigos das vítimas.

A candidata do principal partido de extrema direita, Marine Le Pen, condenou o incidente classificando como um “ato criminoso". Ela pediu às autoridades para “fazerem de tudo para impedir um novo drama".

As questões de antissemitismo ou a política israelita não têm estado presente na campanha eleitoral, mas o debate sobre os estrangeiros e o lugar do islamismo na França foi lançado tanto por Sarkozy como por Le Pen.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa  //    Edição: Lílian Beraldo//Matéria alterada para correção de informação