Argentina limita a importação de carne suína brasileira

16/03/2012 - 20h00

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Agricultura (Mapa) informou hoje (16) que o governo argentino propôs limitar a  importação de carne suína do Brasil a 3 mil toneladas por mês. O produto nacional estava impedido de entrar na Argentina há mais de um mês. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, teve que viajar a Buenos Aires para conversar com o ministro argentino, Norberto Yahuar, em busca de uma solução para o problema.

A cota proposta por Yahuar, de acordo com o Mapa, tem o objetivo de evitar picos de importação que prejudiquem a economia do país vizinho. Além disso, deve tranquilizar a indústria de embutidos e reduzir a pressão inflacionária na Argentina, já que começava a dar sinais de desabastecimento do produto com elevação de preços.

Mendes Ribeiro aprovou a proposta. A cota é inferior à média de exportações de carne suína dos últimos quatro meses, que ultrapassou a marca de 4 mil toneladas.

Além da carne suína, o ministro brasileiro acertou com o colega argentino a definição de uma pauta de trabalho conjunta para discutir a regularização da entrada de arroz e trigo no Brasil.

Edição: Vinicius Doria