Rio volta a receber exposição para conscientizar adultos e crianças sobre a Mata Atlântica

14/03/2012 - 15h54

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A capital fuminense volta a receber a exposição itinerante A Mata Atlântica É Aqui, dois anos depois da primeira edição da mostra na cidade. O projeto, da organização não governamental (ONG) Fundação SOS Mata Atlântica, foi lançado em 2009, com a proposta de percorrer os 17 estados da Federação que têm o bioma mais ameaçado do Brasil. De hoje (14) a domingo (18), um caminhão adaptado e com uma equipe de educadores ambientais estará em dois locais do Rio, a Cidade de Deus, na zona oeste, e o Jardim Botânico, na zona sul, com diversas atrações gratuitas para a população.

Desde o início do projeto, a mostra itinerante já passou por mais de 80 cidades brasileiras, levando painéis, fotos, dados e mapas com informações sobre a Mata Atlântica e sua situação atual, em toda a faixa costeira, do Rio Grande do Sul ao Piauí, e também em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os educadores fazem ainda um trabalho de conscientização e sensibilização ambiental, com palestras, exibição de materiais recicláveis e jogos, voltados sobretudo para crianças e jovens.

“A criança aprende brincando, com o jogo da memória, sobre animais e plantas da Mata Atlântica, sobre a questão do consumo consciente de água, por meio do jogo Caminho das Águas, no qual ela percorre o caminho que a água faz com bolinhas de pingue-pongue, como se fossem gotas”, explica o biólogo e educador Anderson Palmeira, um dos coordenadores da exposição. “As crianças recebem muito bem a proposta, a começar pelo caminhão, que por si só já atrai o público infantil, mas a exposição é também voltada para os adultos e a repercussão entre eles é muito boa”, acrescenta.

No caminhão, há uma biblioteca com um acervo de livros sobre a Mata Atlântica, que podem ser consultados pelos visitantes. “Os adultos também podem assistir a filmes, enquanto a criançada se diverte”, diz Palmeira. Segundo ele, nas atividades da exposição itinerante, sempre que possível, a Fundação SOS Mata Atlântica e os demais parceiros do projeto enfatizam a importância da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho na capital fluminense.

A mostra A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante está hoje e amanhã (15), das 11h às 16h, na Avenida José de Arimateia, na Cidade de Deus, e de sexta-feira (16) a domingo (18) no Jardim Botânico, na entrada do parque. Na sexta, o caminhão da mostra ficará no Jardim Botânico das 11h às 16h, e no sábado e domingo, das 10h às 16h. A exposição já visitou este ano mais quatro cidades fluminenses: Cabo Frio, Silva Jardim, Nova Friburgo e Teresópolis, e depois da capital seguirá para Volta Redonda, no sul do estado.

Edição: Juliana Andrade