Pane paralisa emissão de carteira de habilitação no país

13/03/2012 - 18h38

Da Agência Brasil

Brasília - Uma falha no sistema de comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) paralisou a emissão e renovação de carteiras de habilitação nos Detrans de todo o país hoje (13). Segundo a empresa, a indisponibilidade dos serviços aconteceu devido a problemas na base de dados do servidor.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) identificou o problema durante a madrugada, por volta da 1h. A previsão inicial era de que o sistema fosse restabelecido às 10 horas. Também foram suspensas por tempo indeterminado as consultas do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf).

Os Detrans de todo o país estão impossibilitados de iniciar processo de habilitação, transferência de documentos e veículos e comunicação de venda. De acordo com o Detran no Distrito Federal, o serviço de habilitação oscilou durante o dia e algumas consultas e emissão de segunda via de multas foram feitas. Apesar da paralisação na emissão de carteiras de habilitação, o problema não causou tumultos na sede do órgão, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Em nota, a assessoria do Serpro informou que os técnicos corrigiram o problema que afetou a base de dados do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) e que o sistema será restabelecido até as 18h30.

 

Edição: Aécio Amado