Luiz Estevão é denunciado por usar time de futebol de Brasília para lavar dinheiro

13/03/2012 - 21h01

Da Agência Brasil

Brasília – O empresário e ex-senador Luiz Estevão foi denunciado pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (DF) por usar o time de futebol Brasiliense para lavar dinheiro entre 2001 e 2005. De acordo com a denúncia, Estevão usou contas bancárias do clube, criado por ele em 2000, para ocultar e dissimular a movimentação de dinheiro proveniente de atividades criminosas.

A denúncia resultou de investigações feitas pela polícia desde 2005, quando o empresário, que estava com bens bloqueados, movimentou grandes quantias de dinheiro no Brasiliense. A Justiça havia bloqueado os bens do político e de sua empresa, o Grupo OK, como resultado do processo que apurou o desvio de cerca de R$ 170 milhões da construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo.

A partir da quebra do sigilo bancário e fiscal, a polícia constatou que a maior parte dos valores referiam-se a créditos ou débitos relacionados a empresas do Grupo OK, inclusive com semelhança e proximidade entre de datas e quantias das movimentações financeiras.

O MPF pediu à Justiça a condenação de Luiz Estevão 16 vezes pelo crime de lavagem de dinheiro. A pena para o crime, se cometido uma única vez, varia de três a dez anos de prisão, além de multa.
O caso será julgado pela 10ª Vara Federal do DF.

 

Edição: Aécio Amado