Japão faz um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do terremoto de 2011

11/03/2012 - 10h44

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Por um minuto hoje (11), o Japão parou em homenagem às vítimas do terremoto seguido por tsunami e acidentes nucleares em 11 de março de 2011. O minuto de silêncio ocorreu às 14h46 (horário de Tóquio e 2h46 de Brasília). Em Tóquio e nas principais cidades do Japão, o transporte público também parou.

Pelo menos 19 mil pessoas morreram ou desapareceram na tragédia. Para os parentes dos desaparecidos, o fundamental é localizar os restos mortais. A estimativa é que 3.200 pessoas ainda estejam desaparecidas um ano depois do terremoto.

Desde as primeiras horas da manhã, as rádios e as emissoras de televisão transmitem uma programação especial, na qual há relatos detalhados. As pessoas que perderam parentes e amigos falam de sua dor, frustração e medo.

O terremoto seguido pelo tsunami atingiu principalmente o Nordeste e o Centro do Japão.  Na área de Fukushima, houve vazamentos e explosões na usina nuclear de mesmo nome. Com os acidentes radioativos, o país ficou em alerta e os moradores da região tiveram de deixar suas casas e até hoje vivem em abrigos improvisados.

No Porto de Ishinomaki, houve uma manifestação, chamada Marcha da Reconstrução, em homenagem aos mortos. Voluntários distribuíram flores aos parentes das vítimas. Em Tóquio, várias pessoas estão concentradas em frente à sede da Tokyo Electric Power Company (Tepco) – empresa que administra a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi - para protestar contra o uso de energia nuclear.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto