Comunidade japonesa de São Paulo faz culto em memória das vítimas de terremoto

11/03/2012 - 18h48

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A comunidade japonesa da cidade de São Paulo realizou na tarde de hoje (11) um culto budista ecumênico em memória das vítimas do terremoto que atingiu o Japão em março de 2011 e matou cerca de 20 mil pessoas. A celebração foi feita na Liberdade, tradicional bairro japonês da capital, e contou com a presença de cerca de 500 pessoas.

“Estamos aqui orando para que recuperação das famílias seja a mais rápida possível, e também a parte física da região. Mas devemos fazer uma grande reflexão sobre tudo, em termos de como se preparar para uma tragédia dessa magnitude. E também uma reflexão em termos de energia, por conta do problema nas usinas nucleares”, disse o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Jorge Yamachita.

O terremoto atingiu a Costa Leste do Japão e gerou uma onda gigante que chegou a até 15 metros de altura. Cidades inteiras foram devastadas. Em parte delas, ainda há escombros dos prédios destruídos há um ano. O tsunami danificou gravemente a Usina Nuclear de Fukushima, e causou um dos maiores vazamentos radiativos da história.

“Meu irmão morava na beira de praia, e perdeu tudo, inclusive a casa. Felizmente salvaram-se todos da família. O importante agora é fazer um projeto nacional de reconstruir o país. Não dá mais para continuar naquela situação anterior. Lá havia depósito de combustível ao lado do mar”, destacou o japonês Koichi Nakazawa, que vive há 40 anos no Brasil, e morou até os 19 anos com a família na cidade de Kesennuma, fortemente atingida pelo terremoto.

Para ajudar na reconstrução do Japão, várias entidades brasileiras se uniram para arrecadar donativos. A principal campanha conseguiu enviar ao Japão, até o dia 13 de outubro de 2011, cerca de R$ 3,6 milhões, equivalente a cerca de 179 milhões de ienes.

Edição: Fernando Fraga