Museu de Astronomia promove atividades sobre ciência para banhistas cariocas

10/03/2012 - 17h39

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os banhistas do Piscinão de Ramos, na zona norte do Rio, podem aprender ciência na prática neste fim de semana. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) montou uma grande tenda, onde o público pode observar o sol com telescópios especiais, fazer pipoca com energia solar, entortar o curso de filetes de água sem tocá-los, entender como as ondas se formam e muito mais. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas das 10h às 16h.

O projeto Museu Vai à Praia será desenvolvido em quatro fins de semana seguidos, um em cada praia. Depois do Piscinão de Ramos, a tenda do Mast irá ao Leme e à Copacabana.

O coordenador de Educação em Ciências do Mast, Douglas Falcão, explicou que a atividade já foi realizada em anos anteriores (1987, 1988 e 1989) e que foi um sucesso, já que a praia atrai um público muito grande e é um lugar visitado sem pressa.

“Acreditamos que brincar com a ciência pode ser parte da prazerosa experiência de ir à praia, por pessoas interessadas em se divertir. A divulgação da ciência não pode ignorar um ambiente tão positivo”.

Em 2011, o projeto foi aprovado no edital de popularização da ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Edição: Graça Adjuto