Chuva forte coloca parte da zona sul de São Paulo em estado de alerta

10/03/2012 - 17h29

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A chuva forte que cai na capital paulista na tarde de hoje (10) fiz com que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura colocasse a região do Campo Limpo, na zona sul da capital, em estado de alerta. Todas as demais áreas da cidade estão em estado de atenção.

Há quatro níveis na escala utilizada pelo CGE para classificar a situação da capital: estado de observação, quando não há mudanças significativas nas condições do tempo; de atenção, para quando há registro de chuva com potencial suficiente para provocar alagamentos; de alerta, quando já existe a constatação do transbordamento de rios e córregos; e de alerta máximo, usado para situação de calamidade pública.

No Campo Limpo, o CGE constatou o transbordamento do Córrego Morro do S. O Corpo de Bombeiros não registrou, até agora, nenhuma ocorrência no local. Os bombeiros prestam socorro, no momento, nas ocorrências de enchentes na Avenida Cupecê, no Largo do Socorro, e Avenida Nossa Senhora do Sabará, todos na zona sul. Há alagamento também na Marginal Pinheiros, na zona oeste, com a presença de caminhões dos bombeiros.

De acordo com o CGE, nas últimas horas, áreas de chuvas se intensificaram sobre várias regiões da cidade, com exceção da zona leste, onde há apenas variação de nuvens e precipitação leve. Na Grande São Paulo, as cidades mais atingidas com chuvas fortes neste momento são Osasco, Barueri, Carapicuíba, Taboão da Serra e Embu.

A previsão é que áreas de instabilidade localizadas a oeste da Grande São Paulo avancem em direção à capital paulista, com intensidade moderada a forte.

Edição: Fernando Fraga