Alunos da rede pública do DF participam de campanha contra obesidade

10/03/2012 - 14h06

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Stephane Ribeiro, 11 anos, é uma dos cerca de 30 alunos do 6º ano do Centro  de Ensino Fundamental 11 de Taguatinga, cidade do Distrito Federal, que participaram de atividades da 1ª Semana de Mobilização Saúde na Escola, que tem como tema a obesidade entre crianças e adolescentes.

“Participei de tudo. Fizemos bastante atividade física. Fui bem, fora uma queda que levei. Fiquei meio cansada, mas sei que me alimento bem. Bobagem só como nos fins de semana. Nos dias de semana, como fruta e verdura”, contou a menina.

A colega de classe Karolina Ferreira, 11 anos, também elogiou as atividades promovidas pela campanha, como a aferição de peso e altura e o cálculo do índice de massa corporal (IMC) de cada estudante. Ela admitiu que come muitos alimentos gordurosos e com alto teor de açúcar, mas disse que, depois do que aprendeu, vai se policiar melhor.

“Essa campanha é importante para a nossa saúde, para que a gente possa ficar sabendo como está. Gosto muito de esportes – o meu favorito é queimada. Vou tentar jogar mais”, prometeu a aluna.

Hércules do Nascimento, 11 anos, é um dos poucos estudantes que já tinha participado de atividades similares para controle do peso em outra escola. “Me pesei, medi altura e pressão. Acho legal porque vamos saber quem está com o peso normal e quem está com o peso acima do que deveria”, explicou.

De acordo com a agente de saúde Adriana Braga Amorim, que ajudou a promover as atividades na escola de Taguatinga, oito dos cerca de 30 alunos do 6º ano já estão com consultas na pediatria e na nutrição agendadas no centro de saúde local. Isso porque cinco deles estão obesos e três com sobrepeso.

Mesmo com o fim da campanha nacional, as atividades no colégio, segundo ela, devem ser mantidas. No próximo dia 20, a aferição de peso, altura e pressão dos alunos deve ser retomada. A única dúvida é em relação à greve dos professores do DF, anunciada nesta semana. “Vamos ver como vai ficar. Mas, em 2010, fizemos em toda a escola”, disse.

Mais de 5 milhões de alunos de escolas públicas com idade entre 5 e 19 anos participaram, na semana passada, de atividades que incluem avaliação nutricional e visitas a unidades básicas de Saúde.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos tem peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o levantamento, jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.

Edição: Graça Adjuto