Empresários brasileiros e argentinos farão estudo conjunto sobre produtividade

09/03/2012 - 14h03

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – Empresários da Argentina e do Brasil fizeram um acordo para elaborar um estudo conjunto sobre a competitividade dos produtos oriundos dos dois países. A análise será coordenada, do lado brasileiro, pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), e do argentino, pela União Industrial Argentina (UIA).

O assunto foi tema de uma reunião ontem (8) em Brasília. Os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) se reuniram com o presidente da entidade argentina, Ignacio de Mendiguren. Antes, Mendiguren esteve com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Em maio, deve ser enviada a Buenos Aires, capital da Argentina, uma missão de empresários brasileiros. O objetivo é ampliar o diálogo e estimular o processo de integração produtiva. O presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp, embaixador Rubens Barbosa, disse que o objetivo é, sobretudo, “resolver os problemas do comércio e ampliar o trabalho”.

"Assim, concordamos em desenvolver um estudo sobre a competitividade dos dois países em todos os setores da indústria”, disse o embaixador. “O foco da Fiesp é naturalmente muito positivo. É verdade que temos problemas, como a produção de ambos os lados que é parada nas fronteiras por razões administrativas. Mas acreditamos que há intenção de resolver [essas questões].”

Segundo o embaixador, foi feita uma análise por cada setor produtivo e das questões pendentes, além de sugestões e propostas. Algumas se referem à possibilidade de argentinos participarem das licitações no Brasil.


*Com informações da agência de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade