Mulheres ao volante se envolvem em apenas um de cada dez acidentes com morte em Brasília

08/03/2012 - 21h01

Da Agência Brasil

Brasília - Pesquisa do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran- DF) divulgada nesta quinta-feira (8) revela que, de cada dez acidentes com morte nas vias da capital do país, em apenas um há mulher na direção dos veículos envolvidos. No ano passado, 66 mulheres e 513 homens se envolveram nesse tipo de acidente.

Mesmo assim, o índice da participação de mulheres em acidentes fatais no ano passado (10,9%) foi o maior dos últimos dez anos. A quantidade de mulheres motoristas envolvidas foi 13,8 % maior que a de 2010 (58). “O aumento é consequência da quantidade de mulheres que dirige hoje, maior em relação ao ano anterior. Ainda assim, a mulher se envolve em menos acidentes. Elas respeitam as leis e têm compromisso maior com a vida, enquanto o homem dirige com menos responsabilidade” disse o diretor-geral do Detran-DF, José Alves Bezerra.

De acordo com a pesquisa, nos acidentes com mortes envolvendo mulheres, as colisões (batidas) foram maioria. Em relação às vítimas, 45% das mulheres mortas estavam no carro como passageiras e 20% dirigiam o veículo acidentado. Já entre os homens, apenas 14% dos mortos eram passageiros e 57%, condutores.

Em 2011, 82 mulheres e 383 homens morreram vítimas de acidentes de trânsito no Distrito Federal, que tem mais de 503 mil condutoras, que correspondem a mais de um terço (36,9%) dos motoristas habilitados na capital do país.

Edição: Vinicius Doria