Enviado da ONU e da Liga Árabe se reúne com autoridades antes de seguir para negociações na Síria

08/03/2012 - 8h43

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O emissário da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe (que reúne 22 nações) para a Síria, Kofi Annan, está no Cairo, capital do Egito, para preparar a primeira visita à Síria, que começa no sábado (10).  No último dia 23, Annan foi nomeado “emissário conjunto”. Ele vai a Damasco tentar negociar de forma pacífica com o presidente sírio, Bashar Al Assad, o fim da onda de violência no país.

Annan se reúne hoje (8) com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Al Arabi, e amanhã (9) com o ministro das Relações Exteriores, antes de partir no sábado para a Síria. O ex-chanceler da Palestina Nasser Al Qudwa, adjunto de Annan, vai acompanhá-lo na visita à Síria.

Neste mês completou um ano que a Síria está sob o clima de violência e repressão. Protestos generalizados se transformaram em confrontos entre manifestantes e agentes de segurança do governo.

A organização não governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos informou que a violência causou 8.458 mortos e a situação humanitária é cada vez mais preocupante. Porém, Assad nega as acusações de repressão. Segundo ele, o governo reage a atos terroristas.

A ONU aprovou várias resoluções recomendando a Assad a busca por um acordo pacífico e a negociação com a oposição. Porém, as sugestões da comunidade internacional não foram seguidas por Assad. No caso, a resolução tem peso apenas de recomendação. Paralelamente, sanções foram aprovadas para pressionar o governo a negociar.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto