Governo ouve demandas do setor agropecuário para elaborar plano que garanta crescimento

07/03/2012 - 14h32

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Com a intenção de construir um plano que garanta o crescimento do setor agropecuário nos próximos dez anos, o governo ouviu hoje (7) demandas do setor. A presidenta da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Kátia Abreu, apresentou à ministra-chefe da Casa Civil , Gleisi Hoffmann, e ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, os principais gargalos identificados em áreas como infraestrutura, logística, política agrícola e marco regulatório.

“Fomos convidados a apresentar os principais gargalos. A ideia do governo é fazer um plano geral para melhorar as deficiências e levar o setor a crescer nos próximos dez anos”, disse Kátia Abreu.

A CNA apresentou demandas relacionadas à defesa sanitária, como a implementação de um plano nacional para o setor que articule a participação da União, dos estados e municípios e a criação de uma agência de defesa agropecuária.

Na área de portos, a presidenta da CNA defendeu que seja aberta a possibilidade de construção de portos privados mistos. “Infelizmente, existe um decreto que restringe e prejudica a iniciativa privada em detrimento dos portos públicos”, disse ela.

Na área dos fertilizantes, a CNA apresentou dados mostrando que 75% dos produtos usados no Brasil são importados, representam de 27% a 30% dos custos da produção e propôs também a implementação de um plano para o setor.

Também participaram da reunião o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, e representantes de pastas como Transportes, Minas e Energia e Desenvolvimento Agrário.

Edição: Graça Adjuto