Safra recorde e preços altos impulsionaram o agronegócio brasileiro em 2011

06/03/2012 - 17h45

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Uma boa safra associada a preços elevados no mercado mundial foram os fatores que impulsionaram o forte desempenho da agropecuária brasileira em 2011, avaliou o diretor técnico da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Antonio Pinazza. O Produto Interno Bruto (PIB) do setor cresceu 3,9% no ano passado, e foi o que mais contribuiu para a expansão de 2,7% da economia brasileira.

“Esse resultado foi fruto de uma combinação muito feliz, que é muito difícil de acontecer na agricultura. Nós tivemos uma safra recorde, combinada com uma conjuntura de preços extremamente elevados do ponto de vista histórico”, ressaltou Pinazza.

Segundo o diretor, normalmente, as boas safras levam à redução dos preços dos alimentos, mas, no ano passado, houve quebra da safra de cereais em grandes produtores europeus, o que elevou os preços desses produtos. “Você teve uma seca muito grande no Leste Europeu e, a partir dali, os preços entraram em alta”, comentou.

Este ano, entretanto, Pinazza prevê que o setor não terá um desempenho tão bom. “Certamente, a agricultura vai dar outra boa contribuição, mas não terá aquela mesma força que teve no ano passado”. De acordo com ele, provavelmente o país não conseguirá alcançar os mesmos patamares de produção verificados no ano passado.

Edição: Vinicius Doria