Resultado do PIB brasileiro foi o possível diante do cenário de crise mundial, diz Marco Maia

06/03/2012 - 14h35

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O crescimento de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2011 foi considerado hoje (6) uma vitória pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), diante do cenário de crise internacional. Mesmo abaixo do esperado, destacou ele, o país manteve o crescimento com distribuição de renda.

“Apesar de tudo que aconteceu no mundo, o Brasil continuou no ritmo de crescimento e de distribuição de renda. Que bom que isso aconteceu de forma sustentável, diferentemente da bolha que ocorre em outros países’”, destacou Marco Maia. Para o presidente da Câmara, o PIB brasileiro no ano passado coloca o país em uma situação diferenciada em relação ao restante do mundo.

“Mesmo que não tenha sido o PIB dos sonhos, é aquilo que foi possível o Brasil produzir diante de um cenário internacional que era completamente negativo. Foi um ano de menos investimento da União, de muita expectativa do que poderia acontecer no cenário internacional”, disse.

Para o presidente da Câmara, com a melhora da perspectiva econômica mundial, é possível que o Brasil cresça algo em torno de 5% este ano. “Passada essa turbulência, essa dúvida, que possamos, agora, retomar o processo de crescimento um pouco mais forte e de aquecimento da economia.”

Edição: Juliana Andrade