Presidente da Fifa reitera pedido de desculpas ao governo brasileiro pelas declarações de Valcke

06/03/2012 - 16h51

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joshep Blatter, enviou hoje (6) uma carta ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na qual pediu desculpas pelas declarações do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke. Ele apelou ao ministro para que não se perca tempo com atritos dessa natureza. Blatter também solicitou um encontro com a presidenta Dilma Rousseff para a semana que vem.

“Estou extremamente preocupado com a deterioração da relação entre a Fifa e o governo brasileiro, uma relação que sempre foi marcada pelo respeito mútuo”, disse Blatter na carta. Ele ainda expressou “profundo pesar” pela presente situação e pediu desculpas a "todos aqueles que tiveram sua honra e orgulho feridos". E acrescentou: “Devemos trabalhar juntos. Temos uma meta em comum, organizar uma Copa do Mundo extraordinária no país dos campões”.

Este foi o segundo pedido de desculpas enviado pela Fifa ao governo brasileiro após Valcke dizer, na última sexta-feira (2), que as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 estão muito atrasadas. Para acelerá-las, Valcke disse que o Brasil precisa de um “pontapé no traseiro”, segundo interpretação de membros do governo, ou de "um empurrão", na tradução do próprio secretário-geral da entidade.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, classificou os comentários “impertinentes e descabidos" e reagiu enviando uma carta à Fifa pedindo a substituição do executivo como interlocutor entre a Fifa e o governo federal nos assuntos relativos à organização da Copa do Mundo. Ontem (5), Valcke pediu desculpas ao governo brasileiro pelas declarações.

Edição: Vinicius Doria