Operação Taj Mahal verifica sonegação de contribuição previdenciária no estado do Rio

05/03/2012 - 20h41

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Auditores fiscais da Receita Federal sobrevoaram hoje (5) a zona oeste da capital fluminense, onde registraram imagens para o reconhecimento aéreo da região. Os dados serão confrontados com os cadastros das prefeituras e imagens de satélite. A Operação Taj Mahal, deflagrada nesta segunda-feira, tem como o objetivo fiscalizar o recolhimento de contribuições previdenciárias relativas a construções civis no estado.

A captação de imagens continuará até o final deste mês. De acordo com a superintendente adjunta da 7ª Região da Receita Federal, Denise Esteves Fernandez, coordenadora da operação, cerca de 2 mil construções foram pré-selecionadas. As imagens captadas fazem parte da seleção de construções que poderão ser alvo de investigação.

“A gente está ratificando esses alvos, alguns se confirmam, outros não. Surgem novos alvos. É um trabalho bem detalhado, pois a câmera do helicóptero da Receita é boa. A gente consegue confirmar algumas situações e descobrir novas que não tinham sido pré-selecionadas”, explicou.

Denise Esteves disse que foram verificados imóveis cujas obras já tinham sido concluídas, mas que os proprietários estariam declarando como se o terreno estivesse vazio. Ela informou que todas as regiões do estado serão sobrevoadas. “A operação começou hoje e se estenderá por todo o estado. Ainda esta semana, a gente vai estar no norte do estado, sobrevoando aquela aérea de Macaé, de Campos e de Búzios”, disse a coordenadora da Operação Taj Mahal acrescentado que a prioridade dada à região onde estão localizados esses municípios deve-se ao crescimento recente e bastante acelerado registrado ali.

Ela lembrou ainda que a operação foi iniciada há quatro meses e, em abril, será divulgado o balanço das ações. Após as investigações, os proprietários serão intimados para comprovar a regularidade do imóvel.

Edição: Lana Cristina