Imagens de Chávez com Fidel são divulgadas após segunda cirurgia do presidente venezuelano

03/03/2012 - 14h01

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os governos de Cuba e da Venezuela divulgaram ontem (2) fotografias do presidente venezuelano, Hugo Chávez, conversando com o ex-presidente cubano Fidel Castro e caminhando sorridente pelo corredor de um hospital. Chávez está em Havana recuperando-se de uma cirurgia para a retirada do segundo tumor na região pélvica.

No encontro com Fidel, Chávez mencionou a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o presidente venezuelano, Dilma enviou mensagens desejando seu restabelecimento e disse que Lula também torcia por suas melhoras. As informações oficiais indicam que Chávez está “recuperando-se rapidamente” da cirurgia, ocorrida na última segunda-feira (27).

A operação foi a segunda a que se submeteu Chávez em menos de ano. Em 2011, o presidente venezuelano retirou um tumor, também da região pélvica.

Nas três imagens divulgadas, Chávez aparece de agasalho esportivo, sentado, conversando com Fidel. Atrás de ambos, há um quadro com a imagem de Simón Bolívar – considerado herói nacional tanto em Cuba como na Venezuela. A segunda fotografia é bastante parecida com a primeira, sendo que Fidel aparece gesticulando mais.

A terceira imagem é de Chávez caminhando, sorridente e sendo observado por cinco pessoas, em um local que se parece um corredor hospitalar. Há um relógio na parte superior da foto marcando o horário, 17h37. Nos textos, divulgados pela imprensa de Cuba e também da Venezuela, há informações que o presidente venezuelano enviou mensagens por sua rede social Twitter, demonstrando o restabelecimento.

No entanto, não foram divulgados dados sobre a cirurgia e não há informações se o tumor extirpado é maligno, nem se o presidente venezuelano será submetido a tratamento de quimioterapia ou radioterapia. Na semana passada, ao anunciar a cirurgia, Chávez disse que não pretendia se submeter a sessões de quimioterapia.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina, do jornal oficial cubano, Granma, e da emissora estatal de televisão da Venezuela, VTV

Edição: Lana Cristina