Vendas do comércio carioca sobem 8,2% em janeiro

02/03/2012 - 18h43

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O comércio do Rio de Janeiro vendeu em janeiro 8,2% a mais do que no primeiro mês do ano passado. É o que mostra a pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), com cerca de 750 estabelecimentos comerciais da capital fluminense. No período de doze meses terminado em janeiro, o crescimento das vendas foi 8,6%.

Segundo analisou o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, a expansão refletiu “as ações promovidas pelo comércio lojista, como a manutenção de promoções e de facilidades de pagamento”.

Por segmento, apresentaram maior dinamismo em janeiro as vendas de eletrodomésticos (8,8%), seguidos de móveis (8,4%), confecções e moda infantil e joias (ambas com incremento de 6,8%), tecidos (6,3%) e calçados (5,6%).

O chamado ramo duro, que engloba o setor de bens duráveis, mostrou crescimento das vendas de 8,7%, superando o setor de bens não duráveis (ramo mole), com 6,1% de crescimento.

Também as dívidas quitadas tiveram elevação em janeiro de 8,6%, de acordo com informação do Serviço de Proteção ao Crédito do CDL-Rio. No acumulado de fevereiro de 2011 a janeiro de 2012, o volume de dívidas quitadas pelos consumidores cresceu 7,2%.

Edição: Vinicius Doria