Iranianos vão às urnas hoje para escolha de 290 parlamentares

02/03/2012 - 7h57

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em meio às discussões internacionais sobre o desenvolvimento do seu programa nuclear, o Irã promove hoje (2) eleições legislativas. Cerca de 48,2 milhões de eleitores estão aptos a votar em 3.454 candidatos, mas no país o voto não é obrigatório. Sete horas à frente do Brasil, o Irã já iniciou as votações, cujo encerramento está previsto para as 18h (11h de Brasília). A campanha eleitoral foi encerrada ontem (1º).

Para analistas políticos, as votações  são uma espécie de teste para a popularidade do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, pois em 2013 haverá eleições presidenciais e ele não poderá ser candidato à reeleição.

Os iranianos escolherão 290 parlamentares. Os eleitores são pressionados a  boicotar as votações pela oposição e grupos reformistas - cujos líderes estão em prisão domiciliar há um ano.

Dos 48,2 milhões de eleitores, 3,9 milhões votarão pela primeira vez. Foram organizados 47 mil locais para votação. De acordo com as autoridades, o processo eleitoral será supervisionado eletronicamente.

Essas eleições são as primeiras desde que Ahmadinejad foi reeleito em 2009, gerando protestos da oposição que levantou suspeitas sobre fraudes eleitorais e repressão. Na ocasião, observadores internacionais não foram autorizados a entrar no país.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Irã, PressTV, e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto