Europeus se reúnem na Bélgica para discutir plano de ajuda à Europa

01/03/2012 - 8h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os ministros das Finanças dos 17 países que integram a zona do euro reúnem-se hoje (1º) em Bruxelas, na Bélgica, para discutir o programa de resgate à Grécia. Também hoje deve começar a reunião do Conselho Europeu – que engloba os chefes de Estado e de Governo. A reunião do Eurogrupo é presidida por Jean-Claude Juncker, primeiro-ministro de Luxemburgo.

Estarão em discussão, durante o encontro, o pacote de ajuda à Grécia, no valor de US$ 130 bilhões, e o perdão parcial da dívida. Os líderes dos 27 países que integram a União Europeia se reúnem no encontro chamado Semestre Europeu, para a definição do acordo Pacto Orçamental.

As reuniões foram convocadas pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. Segundo ele, Jean-Claude Juncker aproveitará a oportunidade para propor a eleição de um presidente para as cúpulas que envolvem os 17 membros da zona do euro. Rompuy acumulará esse cargo com o de presidente do Conselho Europeu.

O Semestre Europeu prevê que os projetos de orçamento de cada membro do bloco sejam discutidos por todos os integrantes da União Europeia, antes de serem aprovados.

*Com informações da agência pública de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto