Caixa liberou mais de R$ 9 bilhões em benefícios do PIS de 2010

01/03/2012 - 20h45

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Caixa Econômica Federal já pagou R$ 9,2 bilhões em benefícios do Programa de Integração Social (PIS) para 28,6 milhões de trabalhadores, em todo o país, desde julho do ano passado, referentes ao ano-base 2010.

Dos trabalhadores com direito ao abono salarial, equivalente a um salário mínimo, 91,41% já sacaram o dinheiro. Quem não pegou ainda o abono salarial ou o rendimento de quotas do PIS tem até 29 de junho deste ano para receber os valores referentes ao calendário 2011/2012.

De acordo com informe divulgado hoje (1º) pela Caixa, 16 milhões de trabalhadores já receberam o abono salarial, e 12,6 milhões sacaram os rendimentos. O abono salarial é pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e os rendimentos do PIS são pagos com recursos do Fundo de Participação do PIS/Pasep.

O PIS é da iniciativa privada, gerido pela Caixa, e o Pasep é um programa similar que congrega servidores públicos, administrado pelo Banco do Brasil.

No caso de o trabalhador perder o prazo para tirar o dinheiro, o recurso do abono salarial é devolvido ao FAT, que é gerido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O recurso dos rendimentos do PIS é incorporado ao saldo de quotas da conta do trabalhador.

Têm direito ao abono salarial os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep até 2006, que trabalharam pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2010, com carteira assinada, e receberam até dois salários mínimos mensais. Podem sacar os rendimentos os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep até outubro de 1988, em iguais condições, mas com ganhos acima de dois salários mínimos.

Edição: Vinicius Doria