Chega ao Rio avião da FAB com corpos de militares mortos em incêndio na Antártica

28/02/2012 - 10h33

Vitor Abdala e Cristiane Ribeiro
Repórteres da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O avião da Força Aérea Brasileira Hércules C 130 com os corpos dos dois militares mortos no incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, no último sábado (25), pousou às 8h50  de hoje (28) na Base Aérea do Galeão, no Rio.  Os caixões foram levados para um hangar onde será realizada cerimônia militar em homenagem ao suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e ao primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos.

O vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Defesa, Celso Amorim, participam da solenidade em que os dois militares mortos serão promovidos por atos de bravura.

A Marinha divulgou nota informando que o militar ferido no incêndio, o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, permanece internado em tratamento no Hospital Naval Marcílio Dias. Ele teve queimaduras nas duas mãos e, segundo a Marinha, o estado de saúde do militar é estável.

Ainda de acordo com a nota da Marinha, dos 26 pesquisadores que desembarcaram no Galeão na madrugada de ontem (27), os 16 que não moram no Rio de Janeiro foram hospedados em um hotel no centro, de onde partiram em voos comerciais para os locais de destino.

“A gente combateu com neve, a gente combateu com água, a gente combateu com força, a gente combateu com suor, mas (pausa) não foi possível. A gente fez o que era   possível. A estação se queimou. Um sonho de muitos. São 30 anos de pesquisas, 30 anos de histórias, 30 anos de resultados”, lembrou o tenente Pablo Tinoco, ao desembarcar.

Edição: Graça Adjuto