Chuva afeta 117 mil pessoas no Acre

27/02/2012 - 14h10

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A enchente no Acre afeta 117 mil pessoas. Os números da Secretaria Nacional de Defesa Civil mostram que há mais de 100 mil desalojados e 12,1 mil desabrigados. Na sexta-feira (24), uma pessoa morreu após receber uma descarga elétrica em Rio Branco.

Estão em estado de emergência os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa, Manoel Urbano, Sena Madureira e Epitaciolândia. Cerca de 15% da energia elétrica em Rio Branco foram interrompidos por medida de segurança.

Na capital, quase 25 mil imóveis e 99 mil pessoas foram atingidas, sendo que a maioria está abrigada em casa de parentes e amigos. Em Brasileia, que teve 95% da área urbana atingidos pelas cheias, o governo estadual mandou carros-pipa para que o Corpo de Bombeiros e o Exército ajudem na limpeza para retorno das famílias desajoladas.

O governo federal deve liberar R$ 3 milhões para o estado e R$ 2 milhões para Rio Branco, com o objetivo de ajudar no socorro às vítimas.

A chuva deve continuar na região. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o tempo estará encoberto com pancadas de chuva no centro e no leste do estado. Nas demais áreas, céu nublado com possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas.

Edição: Graça Adjuto