Representante do Irã diz à ONU que país não tem ligação com violência na Ásia

24/02/2012 - 9h00

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O clima de tensão entre os governos do Irã e de Israel foi relatado ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O representante iraniano na ONU, Mohammad Khazaee, enviou carta ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, negando o envolvimento do Irã na série de ataques na Índia, Geórgia e Tailândia. Para os israelenses, os ataques têm ligação direta com os iranianos que ampliam seus exercícios militares.

Khazaee disse que as acusações das autoridades israelenses são “infundadas” no tocante à violência gerada por ataques sucessivos na Índia, Geórgia e Tailândia. Na carta, o embaixador iraniano apela à comunidade internacional e ao Conselho de Segurança da ONU para pedir o fim das acusações ao Irã.

Segundo Khazaee, o governo de Israel tem o objetivo de “distorcer” os atos dos iranianos, que tentam combater o terrorismo. No texto, o embaixador disse que o Irã foi alvo do terrorismo porque vários de seus cientistas morreram assassinados. Para o embaixador, é necessário estar em alerta.

O governo dos Estados Unidos tenta impedir o agravamento da tensão entre iranianos e israelenses. No começo desta semana, autoridades norte-americanas visitaram Israel e apelaram para evitar o aumento do clima de apreensão na região.

*Com informações da agência estatal de notícias do Irã, Irna.

Edição: Talita Cavalcante