Força Nacional do SUS socorre atingidos pelas enchentes no Acre

23/02/2012 - 20h42

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A pedido do governo do Acre, equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde estão ajudando no atendimento às vítimas das enchentes em cinco municípios do estado. Os médicos e enfermeiros estão nas cidades de Santa Rosa do Purus, Xapuri, Brasileia, Porto Acre e na capital, Rio Branco, para atender desabrigados e desalojados. Os profissionais buscam ainda pacientes de hemodiálise, quimioterapia e gestantes nas áreas inundadas.

As equipes visitam aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas afetadas pelas cheias dos rios. Até o momento, sete aldeias foram atingidas. Segundo o Ministério da Saúde, há 94 índios desabrigados no município de Santa Rosa do Purus. Mais de 2 toneladas de medicamentos e material médico foram enviados ao estado. Os kits são suficientes para atender 500 pessoas por até três meses.

No total, mais de 65 mil pessoas sofrem com as enchentes, segundo a agência de notícias do governo acriano. Além dos municípios do vale do Rio Acre (Assis Brasil, Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia, Porto Acre e Rio Branco), estão sendo afetadas pelas enchentes as cidades de Cruzeiro do Sul, banhada pelo Rio Juruá; Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano, banhadas pelo Rio Purus; e Sena Madureira, pelo Rio Iaco.

Edição: Lana Cristina