Analistas financeiros reduzem estimativa de inflação após mudança no cálculo do IPCA

23/02/2012 - 21h59

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A nova metodologia de cálculo da inflação, que entrou em vigor neste ano, fez os analistas financeiros reduzir a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2012, revela o Banco Central (BC). Segundo pesquisa divulgada hoje (23) pela autoridade monetária, a média das estimativas para o IPCA, índice que mede a inflação oficial, caiu 0,29 ponto percentual.

O BC não divulgou a média anterior nem a atual, apenas informou a variação nas expectativas das instituições financeiras. A mediana, indicador que mede as previsões acumuladas de 50% dos analistas entrevistados, caiu 0,30 ponto percentual depois da reformulação da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).

Feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a POF retrata o consumo das famílias e é usada para definir o peso de determinados produtos na inflação. Periodicamente, o IBGE atualiza esses pesos com base na mudança de comportamento dos consumidores.

A nova POF, no entanto, não interferiu nas expectativas das instituições financeiras para o IPCA em 2013. A mediana das previsões para o próximo ano não apresentou variação depois da mudança do cálculo da inflação. A média caiu apenas 0,08 ponto percentual.

O Banco Central também divulgou as previsões dos analistas econômicos para a taxa natural de desemprego, na qual o nível de emprego não afeta a inflação e mantém a economia em equilíbrio. De acordo com a pesquisa, o mercado estima que a taxa natural média está em 6,42%. Pelo critério da mediana, a taxa corresponde a 6,5%.

Na avaliação dos entrevistados, a taxa natural média caiu 1,79 ponto percentual nos últimos cinco anos. Pela mediana, a queda correspondeu a dois pontos percentuais. Para os próximos cinco anos, os analistas não acreditam em elevação da mediana, mas apostam em queda de 0,27 ponto percentual na taxa média.
 

Edição: Rivadavia Severo