Prefeito de SP cobra responsabilidades sobre tumulto na apuração do desfile das escolas de samba

22/02/2012 - 12h29

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, cobrou hoje (22) responsabilidades sobre o incidente ocorrido ontem (21) no Sambódromo do Anhembi durante a apuração das notas referentes ao desfile do Grupo Especial das escolas de samba. Kassab lembrou que há um contrato com o governo que deve ser obedecido pela Liga Independente das Escolas de Samba. Ele reiterou que aguardará a conclusão das investigações da Polícia Civil para tomar as providências devidas e avisou que o esquema de segurança será revisto.

Kassab determinou à São Paulo Turismo S/A (SPTuris) – empresa de turismo e eventos da capital paulista – a convocação da Liga Independente das Escolas de Samba, nas próximas semanas, para propor um plano de revisão de segurança do evento. “É inaceitável que essa questão não seja discutida em vista dos incidentes [ocorridos ontem]”, disse.

O prefeito lembrou que há um contrato entre a Prefeitura de São Paulo e a Liga Independente das Escolas de Samba que determina uma série de exigências de ambas as partes e que deve ser respeitado. “Se ficar identificado que alguma escola [de samba] está envolvida por meio de seus dirigentes, o próprio contrato prevê penalidades”, disse o prefeito, indicando que o contrato também deverá ser revisto.

Em seguida, Kassad reiterou que há a necessidade de se preservar o patrimônio público e a integridade das pessoas. “Esperamos em breve apresentar à cidade de São Paulo um aperfeiçoamento do contrato com a Liga [das Escolas de Samba] para que esses incidentes não mais ocorram.”

A apuração das notas das escolas de samba foi interrompida ontem, depois que dois jovens invadiram o local onde ocorria a contagem das notas. Houve tumulto e os dois rapazes foram presos e autuados em flagrante por dano ao patrimônio público. A escola Mocidade Independente foi declarada campeã do carnaval 2012.

Edição: Talita Cavalcante