Polícia vai investigar morte de adolescente durante operação no Morro de São Carlos

20/02/2012 - 14h54

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Polícia Militar do Rio de Janeiro abriu sindicância para apurar a morte de um adolescente de 14 anos, atingido durante uma ação no Morro de São Carlos, região central do Rio de Janeiro, na madrugada de hoje (20). Por meio de nota, a Secretaria de Segurança do Estado do Rio informou que o adolescente chegou a ser socorrido por policiais militares e levado para o Hospital Central da corporação, mas não resistiu aos ferimentos.

Durante o tiroteio, mais quatro pessoas foram baleadas, entre elas Marcílio Cheru de Oliveira, conhecido como Menor Cheru. Ele foi atingido na perna e levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro, onde permanece sob custódia. De acordo com a Secretaria de Segurança, Cheru era um dos criminosos mais procurados do Rio, e o Disque Denúncia oferecia R$ 2 mil em recompensa por informações dele.

Segundo a nota, a ação começou após denúncias de moradores de que o traficante participava de uma festa de carnaval na comunidade. Ao perceber a presença dos policiais, Menor Cheru tentou fugir, mas foi preso. Em seguida, para resgatar o comparsa, bandidos em duas motos atiraram nos policiais.

Um carro da polícia foi incendiado na confusão. Peritos da Polícia Civil estiveram no local esta manhã para recolher provas. Segundo a Secretaria de Segurança, o funcionamento da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do São Carlos não foi alterado.

A comunidade foi pacificada há um ano, em fevereiro de 2011, e teve a UPP inaugurada em maio.

Edição: Talita Cavalcante