Brasileiro internado após incêndio em Honduras tem quadro estável, diz Itamaraty

18/02/2012 - 18h41

Da BBC Brasil

Brasília - O brasileiro Adilio Gomes Sobral, um dos atingidos pelo incêndio que matou mais de 350 pessoas na penitenciária da província de Comayagua, no Norte de Honduras, não sofreu ferimentos graves e seu quadro de saúde é estável, informou hoje (18) o Ministério das Relações Exteriores. Sobral foi internado após o incêndio, ocorrido na noite da última terça-feira (14). O brasileiro aguarda sentença por tráfico de pessoas e abuso de menores, mas se diz inocente.

Ontem (17) o Itamaraty informou que o brasileiro "deve retornar em breve ao sistema prisional" local. Sobral foi visitado pelo embaixador Zenik Krawctschuk, que checou pessoalmente seu estado de saúde após informações desencontradas e a falsa notícia de que o detento teria morrido.

A prisão de Comayagua foi projetada para 250 detentos. No momento em que houve o incêndio havia 856 presos no local. De acordo com as autoridades de Honduras, a maior parte dos detentos morreu por asfixia no incêndio ocorrido em diversos módulos da prisão.

Honduras, na América Central, registra um elevado nível de criminalidade. No país, há 24 centros de detenção com capacidade para 8 mil pessoas. Mas, dados oficiais indicam que há cerca de 13 mil presos no país, que tem 7,7 milhões de habitantes.