Lula encerra tratamento contra câncer e vai para casa

17/02/2012 - 18h03

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou hoje (17) o tratamento contra o câncer na laringe, diagnosticado no final de outubro de 2011. Lula teve alta após a última sessão de radioterapia e continuará em recuperação em casa, em São Bernardo do Campo (SP), informou boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês.

No período de recuperação, o ex-presidente receberá assistência fonoaudiológica e fisioterápica e, dentro de  quatro a seis semanas, ele fará exames para avaliar os resultados do tratamento.

Torcedor do Corinthians, Lula é o homenageado deste ano da Escola de Samba Gaviões da Fiel, ligada ao atual campeão brasileiro de futebol. No entanto, por recomendação da equipe médica, o ex-presidente não deverá participar do desfile da Gaviões.

Lula deixa o hospital após quase uma semana de internação. O ex-presidente chegou ao hospital no último sábado (11) reclamando da falta de apetite e fadiga causados pela radioterapia, iniciada no começo de janeiro. Exames detectaram uma inflamação na laringe e no esôfago devido ao tratamento. Cerca de um mês antes, Lula já se queixava de um incômodo na garganta, especialmente quando comia.

Em dezembro, como resultado das sessões de quimioterapia, Lula já havia conseguido uma diminuição de 75% no tumor, que tinha 3 centímetros quando diagnosticado. Nesta fase do tratamento, o ex-presidente ia ao hospital, onde recebia a primeira dose de medicamentos, e voltava para casa. O restante da medicação era ministrado em casa por meio de um catéter.

A doença levou o ex-presidente a raspar o cabelo e a barba, que eram seus traços mais marcantes. Na ocasião, a assessoria de Lula divulgou fotos de sua mulher, Marisa Letícia, cortando o cabelo do ex-presidente.

Edição: Nádia Franco