Dilma abre Festa da Uva defendendo garantias comerciais para produtores e empresários

16/02/2012 - 20h06

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff participou hoje (16) da abertura da 29ª Festa da Uva, em Caxias do Sul, e defendeu garantias comerciais para o setor viticultor, que cultiva vinhas para produção de uvas, vinhos e sucos.

Dilma listou políticas recentes para o setor, como a garantia de preço mínimo para comercialização da uva e a criação de um selo fiscal, mas disse que ainda é preciso avançar em outras medidas. “Continuaremos apoiando a comercialização, não iremos ficar inertes diante da necessidade de investir mais e buscar mais produtividade e no sentido de combater as práticas comerciais predatórias”.

A presidenta disse que o governo irá tomar todas as providências previstas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) para preservar o setor de práticas comerciais “assimétricas e danosas” que prejudicam os produtores.

Aos produtores industriais da região, que abriga o segundo maior polo metalmecânico do país, a presidenta disse que o governo tomará medidas para dar suporte aos empresários para que consigam continuar produzindo e exportando diante do cenário da crise econômica internacional. “Saberemos tomar medidas para esse ambiente de extrema concorrência. Iremos este ano aprofundar medidas tributárias de estímulo à produção e exportação, crédito em condições mais adequadas e adoção de medidas de defesa comercial”, observou.

No discurso, a presidenta também homenageou os imigrantes italianos que construíram a cidade de Caxias de Sul, sede da Festa da Uva. “Vivemos aqui um momento de respeito ao povo de Caxias e a todos os imigrantes que fizeram uma parte extraordinária do nosso país. Homens e mulheres corajosos que vieram fazer a vida neste novo mundo. Aqui, na Serra Gaúcha, enfrentaram o paredão e foram capazes de construir, com suas famílias e filhos, uma das regiões mais prósperas do país”.

Os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro, do Turismo, Gastão Vieira, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, também participaram da abertura do evento. De Caxias do Sul, a presidenta seguirá para Porto Alegre.

Edição: Lana Cristina