Brasil vai auxiliar Colômbia na liberação de reféns das Farc

16/02/2012 - 19h47

Carolina Pimentel *
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo brasileiro vai ajudar a Colômbia na liberação de reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), disse hoje (16) o vice-ministro de Defesa colombiano, Jorge Enrique Bedoya. O caso mais recente envolve dez militares colombianos que estão em poder da guerrilha há mais de dez anos.

No início do mês, as Farc cancelaram a operação para liberar seis dos dez militares que estão em seu poder, alegando que o governo de Juan Manuel Santos não desmilitarizou a área onde os reféns seriam entregues. A previsão era libertar os militares colombianos Luis Alfonso Beltrán, César Augusto Lasso, José Carlos Duarte, Jorge Trujillo, Humberto Jorge Romero e José Libardo Forero.

Parentes e amigos dos reféns pediram que o Brasil mediasse as negociações entre a guerrilha e o governo. "Estamos prontos para que os reféns sejam liberados. Esperamos que as Farc não aumentem mais o sofrimento das famílias", disse o vice-ministro Bedoya. Segundo ele, "o governo do Brasil aceitou formalmente nosso pedido de participar do processo de libertação dos militares e policiais que há mais de dez anos estão privados de sua liberdade".

O Itamaraty informou que o governo brasileiro está “pronto a ajudar a Colômbia no que for preciso”, sem especificar como será a colaboração, que será definida pelo país vizinho.

Não é a primeira vez que o Brasil irá apoiar a Colômbia no resgate de reféns. Nos anos de 2009 e 2010, o governo brasileiro participou da liberação de oito reféns. Em fevereiro do ano passado, no entanto, a ajuda brasileira não rendeu frutos, as Farc desistiram de liberar reféns que teriam o auxílio brasileiro.

* Com informações da agência de notícias BBC Brasil

Edição: Rivadavia Severo