Prefeitura do Rio faz campanha de combate à dengue em clima de carnaval

15/02/2012 - 13h30

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Em clima de carnaval, agentes de saúde fantasiados promoveram hoje (15) na estação de trem de Engenho de Dentro, zona norte da capital fluminense, a campanha Ação nos Bairros contra a Dengue, da prefeitura do Rio. O objetivo é aproveitar o momento festivo e de irreverência para conscientizar a população sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, além de abordar os cuidados necessários quanto às doenças sexualmente transmissíveis.

A ação conta também com a parceria, desde o ano passado, da prefeitura com a concessionária SuperVia, que administra os trens urbanos no estado. O Trem da Prevenção, como foi chamado, partiu de Engenho de Dentro e passou por dez estações até chegar ao destino final, a Central do Brasil. Lá, os agentes continuaram o trabalho de educação e conscientização, aproveitando o grande número de pessoas que passam pelas estações.

Para uma das coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde Claudia Nastar, apesar de a zona norte ter apresentado um grande número de casos de dengue no último boletim da secretaria, divulgado ontem (14), não há motivo para alarde. Segundo ela, a atenção no combate aos focos do mosquito está sob controle e continua sendo prioridade. No entanto, ela demonstrou preocupação com a forma como a população se relaciona com o lixo que produz.

Como a gente produz muito lixo e lida mal com essa questão, às vezes a conscientização da população não é de acordo com o que desejávamos, então, o trabalho tem que ser incessante. Mas, em termos de risco de saúde, isso está sob bastante controle”, explicou.

A Ação nos Bairros contra a Dengue vem ocorrendo desde o ano passado, levando a diferentes pontos do Rio iniciativas que priorizam educação e conscientização da população no combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti . De acordo com a secretaria, outras ações vão ocorrer ao longo do ano por toda cidade para dar continuidade ao trabalho de prevenção e controle da doença.

Edição: Talita Cavalcante